quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desabafo....

"Depois de alguns dias sem escrever, por varios motivos pessoais venho aqui para falar de um assunto angustiante...."

Favelas como Rocinha, Parada de Lucas, Vigário Geral, Vila Cruzeiro e Morro dos Macacos estão na mídia nesses últimos dias. Trocas de tiros entre traficantes e a policia civil e militar do RJ tem assustado moradores das favelas alem de todos os cidadãos cariocas que, muitas vezes, tem suas vidas interrompidas ou prejudicadas com balas perdidas. A situação esta cada vez mais grave, pois a policia entra em confronto com os traficantes, mas nada nunca fica resolvido. Será culpa da policia ou do nível de força e poder dos traficantes?


Não sabemos quem é o culpado e na verdade talvez nem interesse só nos resta esperar que as autoridades possam resolver isso de alguma forma. Talvez haja uma forma mais pacífica de resolver. Eu particularmente não sei o que resolveria essa questão já que sou leiga nesse assunto de segurança publica. Não sei como andam os interesses de nossos políticos nem o poder dos traficantes. Sei é que a cada dia que passa mais pessoas comuns e anônimas morrem sem ter culpa alguma, apenas por estar na hora errada, no momento errado passando pelo local errado. Todos os dias nossos telejornais nos injetam informações angustiantes sobre famílias desesperadas e desnorteadas com tamanha violência. Quem vai confortá-los? Quem ira trazer seus parentes de volta? Ninguém. Só que o fato de NINGUEM poder ajudá-los gera revolta popular, por isso muitas vezes os moradores das favelas fazem suas passeatas e movimentos em prol de alguma reivindicação e, muitas vezes, são recebidos também com violência, pois a policia e muita gente exergam essas atitudes apenas como atos de vandalismo.

Não sou a favor de movimentos populares que também causam desconforto e confusão para comerciários e civis, mas também não sou a favor da violência, nem do descaso com a segurança publica.

Me preocupa demais ver que tem muita gente morrendo por não ter outra opção de vida, por ter que conviver diariamente com sentimentos como o medo e a insegurança por ter que, por necessidade, morar dentro de uma favela ou nas suas proximidades e não saber ate quando irão viver.

Crianças, adolescentes, donas de casa, pais de família, idosos....todos eles possuem sonhos como nós, problemas como nós, direitos como nós. Os traficantes fizeram a sua escolha, mas essas pessoas não fizeram e acabam nem podendo fazer já que não são prioridade em nosso país, mas precisam morar nesse ambiente violento e assustador.

Deixo aqui um desabafo angustiante por todas essas pessoas que não sabem o que fazer, que oram diariamente por suas famílias e que tem o medo como companhia 24 horas por dia.



Abraços,

Patricia.

Nenhum comentário: