quinta-feira, 15 de abril de 2010

Efeito Colateral

Desde que foi iniciada a Campanha de Vacinação contra o vírus H1N1 que ouvimos falar sobre as reações causadas pela vacina, isso tem deixado diversas pessoas assustadas e outras decididas a nao tomar a tal vacina. A estimativa é que cerca de 10% da população vacianda tenha alguma reação logo após se vacinar. Essa reação, segundo especialistas de saúde, seriam vermelhidão local, enrijecimento da área do braço onde foi aplicada a vacina, além de febre e fadiga por cerca de 24 ou 48 horas, esses sintomas são considerado normais e surgem em qualquer tipo de vacina contra a gripe, inclusive nos casos de vírus sazonais.


Infectologistas explicam que os pequenos riscos de reações são válidos diante do benefício da vacina e alerta à população para não ter medo de se vacinar por conta de uma possível reação, até por que sabemos que a prevenção é importante porque os casos que têm surgido no Brasil são graves, então o melhor é prevenir.

A vacina contém partículas do vírus H1N1 e quando aplicada no braço do paciente provoca uma infecção controlada naquele local para que o organismo reconheça o agente externo que está sendo introduzido. Assim, o sistema imunológico vai tentar se defender criando anticorpos.

Informação importante -

De acordo com o calendário de vacinação, a população tem até o dia 21 de maio para participar. Na Paraíba, todos os grupos prioritários estão liberados para receber a dose, independente da programação nacional, em qualquer unidade de saúde pública.


A partir desta segunda-feira (12), a vacina começou a ser distribuída para as clínicas particulares, devendo custar entre R$ 80 e R$ 120, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunização.

É isso aí gente, temos que nos vacinar para a Gripe A não tomar proporções maiores em nosso país.

Bjos =)

Um comentário:

Leandro disse...

As reações são psicológicas. Tomei a vacina e não tive nada...
Beijão